Kit ODS


Kit Escolar ODS

O que é?
É um Kit de Recursos Educativos e Lúdico-Pedagógicos de Sensibilização das crianças e jovens para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proclamados a nível mundial para o período de 2015 a 2030.



Quem criou?
Este Kit deriva da iniciativa mundial "A Maior Lição do Mundo", promovida pelo Projeto 'Everyone', com o apoio e envolvimento de várias entidades e parceiros, a nível mundial (entre os quais a ONU/ UNICEF e UNESCO).

Quem Promove?
A FAREDUCA, sendo responsável pela seleção de recursos, edição e produção gráfica do Kit - e pela sua dinamização nas escolas.


A quem se dirige?
A crianças e jovens, do 1º Ciclo ao secundário.

Qual é o Objetivo?
Dar a conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ou, como também são conhecidas, as 17 "Metas Globais") a atingir, mundialmente, em 2030 - e sensibilizar os alunos para estes importantes temas, em especial aqueles que são prioritários para Portugal.


O que contém o Kit?



O Kit contém:
  • 1 Maleta em Cartão (contendo todo o material do Kit);
  • 1 Poster A1 (com imagens ilustradas dos 17 Objetivos, para pendurar na sala de aula);
  • 1 História em Banda Desenhada (“Heróis Pela Mudança”);
  • 1 Guia para Crianças e Jovens (“O Mundo Que Queremos”);
  •  1 Guia para o Educador (com 21 Planos de Aula, sobre os vários Objetivos, com informação, recursos e propostas de atividades a desenvolver com os alunos); e
  • 1 CD-Rom com o Filme de Animação “A Maior Lição do Mundo” (6 minutos, em português) e versões digitais dos vários recursos do Kit.
 
Como é dinamizado o Kit nas Escolas?
As ações de dinamização do Kit nas Escolas consistem em sessões de 1 hora, realizadas em sala de aula, com o seguinte roteiro:

1. Exibição do filme de animação "A Maior Lição do Mundo" e reflexão/ conversa conjunta sobre o filme;

2. Afixação do Poster dos "ODS" na sala de aula e apresentação sumária de cada um dos 17 Objetivos;

3. Escolha de 1 Objetivo para ser trabalhado na sessão (escolha livre ou orientada, por exemplo de acordo com alguma matéria, tema ou projeto em curso na turma) e realização de uma atividade exploratória com a turma.

A atividade exploratória contempla uma abordagem artística ao Objetivo selecionado, podendo consistir num texto, canção, dramatização, jogo ou composição plástica e tendo como objetivo produzir um resultado final concreto e “palpável”, que possa ser posteriormente apresentado aos colegas e familiares dos alunos participantes, alargando, assim, o impacto da ação a toda a escola.

4. Fecho da ação: conversa final de síntese/ fecho da ação, reforçando a mensagem contida no Guia para Crianças e Jovens:

– Que Mundo Queremos?
– “Queremos Um Mundo Mais Equilibrado, Justo, Pacífico e Sustentável, para todos!
– Então, mãos à obra: falem dos ODS e façam a vossa parte pelo Planeta.
 
Quais os custos envolvidos?
O Kit tem um custo de aquisição de 50,00 €.
 
A ação de dinamização tem um custo de 100,00 € (sessão avulsa), sendo efetuados descontos em packs de múltiplas sessões, por exemplo:
 
- Pack de 10 sessões, com escolha de 10 Objetivos a abordar e realização de 1 sessão mensal, ao longo do ano letivo; ou
 
- Pack de 17 sessões, sendo abordados todos os Objetivos, com realização de 1 sessão quinzenal nos meses completos e 1 sessão dos meses com interrupção letiva).
 
 
Posso eu mesmo(a) coligir os recursos do Kit?
Sim, todos os recursos estão gratuitamente disponíveis aqui.
Para ver o vídeo do filme de animação "A Maior Lição do Mundo", clique aqui.
 
 
Como posso encomendar o Kit e/ou agendar uma sessão?
Contacte-nos, indicando:
- O nº de exemplares pretendidos
- O nº de sessões, Objetivos a abordar e data(s) e hora(s) pretendidas.