Kit Energia


 
Pretendendo contribuir para a educação ambiental e educação para a sustentabilidade na área da energia, a FAREDUCA criou o KIT ENERGIA - Kit Lúdico-Pedagógico de Sensibilização para a Energia.
 
Concebido sob a forma de um jogo, este kit pretende responder às necessidades, sentidas nas escolas, por parte de educadores e professores, de introduzirem (e/ou desenvolverem) esta importante temática na sala de aula, de forma simultaneamente adequada e estimulante para os seus alunos.
 
O kit utiliza uma linguagem apelativa e divertida, agregando um conjunto  de recursos e atividades que os envolvem na descoberta e assimilação de conceitos, factos, problemas e soluções (dimensão global e técnico-científica do tema), conduzindo-os a uma reflexão crítica quanto aos seus próprios comportamentos e atitudes (dimensão comunitária e individual - social e ética/ cívica - do tema). Tudo isto... enquanto se divertem!
 
O KIT ENERGIA apresenta-se em três formatos, adaptados às diferentes faixas etárias, do pré-escolar ao secundário:
 
KIT ENERGIA/ JOGO DE TAPETE (pré-escolar, 4 e 5 anos)
 
 
KIT ENERGIA/ JOGO FÍSICO (GINCANA) (1º e 2º ciclo, 6 aos 11 anos)
 
 
KIT ENERGIA/ JOGO DE PERGUNTAS (QUIZ) (Nível I/ 3º ciclo, 12 aos 14 anos; Nível II/ secundário, 15 aos 17 anos)
 
 
O KIT ENERGIA foi desenvolvido pela FAREDUCA com o apoio da OEINERGE - Agência Municipal de Energia e Ambiente de Oeiras, tendo sido testado, nos seus diferentes formatos, em ações dinamizadas por monitores da FAREDUCA, junto de 30 turmas de escolas públicas do Concelho (ano letivo de 2012-2013).
 
O KIT foi muito bem acolhido, tendo alcançado pontuação máxima na avaliação então promovida junto dos educadores/ professores, que salientaram as suas mais-valias enquanto ferramenta pedagógica, aportando informação de qualidade sobre o tema (permitindo aumentar o léxico e conhecimentos dos alunos) e transmitindo-a de forma eficaz (conseguindo cativar, motivar, entusiasmar e envolver ativamente os alunos). Foram também referidas mais-valias ao nível dos materiais/ recursos do kit (elucidativos e atrativos) e das atividades/ desafios de jogo (criativos, dinâmicos, variados).
 
Posto este período experimental, a FAREDUCA iniciou a comercialização do KIT ENERGIA, disponibilizando-o a escolas, municípios, agências de energia e ambiente e outros agentes educativos, interessados na sua aquisição e dinamização junto do público jovem.
 
Para mais informações, contacte-nos.