PEDS


-
 O PEDS - Programas Educativos para o Desenvolvimento Sustentável, consiste num modelo aberto de atividades, dirigidas aos alunos do ensino básico e secundário e abrangendo diferentes temas, formatos e tipos de atividades.
 
Temas
Normalmente, os temas são escolhidos/ propostos pelo professor, de acordo com os objetivos e metas curriculares que esteja a trabalhar com os seus alunos, ou áreas de interesse manifestadas por estes, ou ainda de acordo com áreas/ temas do projeto educativo de escola ou outro emanado pela comunidade.
 
  • I - Sustentabilidade, Ética e Cidadania
  • II - Produção e Consumo Sustentáveis
  • III - Território e Paisagem
  • IV - Alterações Climáticas
  • V - Biodiversidade
  • VI - Energia
  • VII - Água
  • VIII - Solos 
E com maior enfoque os seguintes:
  • Carta da Terra - Valores e Princípios para um Futuro Sustentável (conhecer o documento, a iniciativa internacional e 'viajar' por algumas das mais icónicas atividades das escolas);
  • Estratégia Nacional de Educação Ambiental ('descascar' este tão importante documento, perceber o que o Estado prioriza e controntá-lo com o que nós priorizamos - e fazer algumas atividades práticas);
  • Energia e Alterações Climáticas (a prioridade global na agenda de todos, um tema que importa aprofundar, com informação e atividades que testam conhecimentos e comportamentos);
  • Florestas e Biodiversidade (a base da vida - o ar que respiramos e a diversidade dos seres que mantém o equilíbrio da Terra - são aqui abordados e valorizados em passeios, observaçãoe interações várias);
  • Oceanos e Plástico (um dos maiores flagelos ambientais da atualidade - saber mais e o que fazer, experimentando também algumas dificuldades na não utilização dos plásticos, tão 'impregnados' no nosso dia-a-dia);
  • Ativismo Ambiental e Climático (uma das missões chave da cidadania do século XXI, que importa perceber em que consiste, como funciona e como pode ser ativada por cada um e coletivamente);
  • Produção e Consumo Ético e Responsável (entender todo o ciclo do processo produtivo das coisas - incluindo as fases de utilização e deposição - e todos os impactes associados, ajuda a clarificar opções de consumo consciente e perceber que há coisas que simplesmente temos que recusar).
 
 
Formatos
As atividades podem ser desenvolvidas em diferentes formatos, consoante o tempo disponível, o modelo e dinâmica que se queira imprimir ao tema/ atividade e o enquadramento em horário/ calendário letivo ou não letivo. Assim, podemos realizar:
  • Atividade em Sala de Aula
  • Oficina Extracurricular
  • Visita de Estudo
  • Atividade em Férias
 
 
Atividades
As atividades a realizar serão propostas em função do tema e formato escolhidos, bem como do público-alvo a abranger (número de alunos, faixa etária e grau de ensino).

A FAREDUCA procurará sempre integrar uma dimensão artística nas atividades a realizar, as quais poderão servir propósitos de:
  • Fruição/ Contemplação
  • Reflexão/ Experimentação
  • Criação/ Comunicação/ Produção
 
Parceiros
Habitualmente, a FAREDUCA realiza estes programas em colaboração com parceiros experientes (e pertinentes) nas áreas/ temas abordados. Para conhecer os nossos parceiros vá à página 'o que fazemos' e veja a listagem - já é relativamente extensa e de uma diversidade incrível!...
 
Para mais informações, contacte-nos.