Tera e a Carta da Terra

 
O que é?
"Tera e a Carta da Terra" é um projeto de Educação Ambiental para a Sustentabilidade criado pela FAREDUCA em 2010 e que já envolveu milhares de alunos e dezenas de escolas em todo o país.

O projeto aborda as questões do ambiente e da sustentabilidade, introduzindo a Carta da Terra - Valores e Princípios para um Futuro Sustentável e procurando, através da arte, sensibilizar os mais novos para uma ética verdadeiramente planetária no Século XXI.


A quem se dirige?
O projeto é dirigido a crianças e jovens do ensino pré-escolar e escolar básico (1º e 2º ciclos). Dentro do projeto, existem atividades dirigidas a grupos etários mais restritos, sendo as mais abrangentes sempre adaptadas aos grupos etários presentes em cada caso.


Que atividades inclui?
O projeto desenvolve-se em atividades de formação, consultoria e apoio técnico à implementação da Carta da Terra nas instituições educativas, compreendendo ainda um conjunto de ações e recursos lúdico-pedagógicos demonstrativos/ de sensibilização (sessões de contos, peças de teatro, oficinas - e histórias, ilustrações, músicas e jogos).

 
A missão de Tera
Tera, a menina da Terra, tem uma missão muito especial: levar a Carta da Terra aos quatro cantos do mundo. Consigo leva uma mochila mágica, onde transporta os seus companheiros de viagem – os Dez Princípios da Carta da Terra – e um capacete mágico, que dá sinal quando um problema se aproxima. Com a ajuda do público, Tera descobre e resolve os enigmas da sustentabilidade, vivendo mil aventuras e fazendo, pelo caminho, muitos amigos!
 
 
Tera Conta Histórias

Tera traz uma boa história para contar! Num divertido jogo de faz-de-conta, Tera dialoga com fantoches animados (os Dez Princípios da Carta da Terra) e compõe no seu capacete ilustrações interativas para as mensagens que devem ficar… na nossa cabeça!
(sessão de contos | 20 minutos | pré-escolar e 1º ciclo)
 
 
Missão Terra
 
Tera conta agora com a ajuda do seu amigo Galo Falante para a ajudar a resolver mais um enigma da Terra… E a tensão aumenta quando enfrentam o misterioso Senhor Enigma. É que este louco cientista pôs o planeta de novo em apuros! Num divertido espetáculo, cheio de ação, música e animação, o público é envolvido desde o primeiro minuto!

(peça de teatro | 50 minutos | pré-escolar, 1º e 2º ciclos)


Espetáculos disponíveis
(episódios da MISSÃO TERRA):

------------------------------------------
 
 
Introduz o conceito de sustentabilidade, a Carta da Terra e os seus dez princípios de ação.

------------------------------------------
 
 
Introduz o conceito de biodiversidade e aborda a temática das florestas.
 
 ------------------------------------------
 
~
 
Lança o questionamento sobre a sociedade de produção e consumo em massa.
 
 ------------------------------------------
 

Introduz a Convenção dos Direitos da Criança, reforçando a importância de brincar e ser criança.
 
------------------------------------------

Aborda a agricultura biológica, produção hortícola e cultivo doméstico.

------------------------------------------

Esclarece o que são as alterações do clima, apontando as energias poluentes e alternativas verdes.
 
------------------------------------------

Sobre nutrição e alimentação saudável. Reforça a questão do açúcar como principal problema/ adição de saúde no século XXI.
 
Oficinas "Mãos na Terra"
 
No Laboratório do Senhor Enigma existem muitos enigmas por desvendar, muitas experiências para realizar e inúmeras soluções para descobrir! Depois de uma história ou peça de teatro, as crianças/ jovens são convidados a investigar e descobrir, por si mesmas, os enigmas que as rodeiam e as fórmulas mais criativas e divertidas para os resolver. De “Mãos na Terra” vão descobrindo formas de pôr em prática a Carta da Terra – e cada um dos seus Dez Princípios – na escola, em casa, nas suas vidas...

(oficina prática | 90 minutos | 1º, 2º e 3º ciclos | até 20 participantes)
 
 
Formação, consultoria e apoio técnico


 
No âmbito deste projeto, a FAREDUCA presta serviços de formação, consultoria e apoio técnico tendo em vista a familiarização da equipa diretiva e técnica da escola com o documento e iniciativa da Carta da Terra, bem como a sua integração no projeto educativo e pedagógico da escola.


Para mais informações, contacte-nos.