quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Os Dias da Terra - Encontros para o Bem-Estar e a Sustentabilidade

 
 
O que é? 

O “Dias da Terra - Encontros para o Bem-estar e a Sustentabilidade” é um conjunto de seis ações formativas e vivenciais que decorreram mensalmente no CIM, de janeiro a junho de 2018, consistindo em conversas participativas para jovens e adultos e oficinas para crianças, em torno do tema genérico: “O conhecimento como fonte de transformação para o bem-estar e a sustentabilidade”.

Os temas desenvolvidos ao longo destas seis sessões do ciclo foram: 

“Conhecer o Mundo, Sentir o Mundo”, conversa informal a partir da leitura de textos curtos (Mia Couto e Manuel Zimbro) | 27.Jan
 
“Ciência e Sociedade”, conversa-debate a partir do visionamento de excertos do filme ‘Mindwalk’/ ’Tempo de Mutação’ | 24.Fev

"A Biologia não é um Bicho-de-Sete-Cabeças”, conversas abertas e simultâneas (formato ‘world café’) a partir do visionamento de vídeos e leitura de textos curtos | 24.Mar
 
"Está tudo ligado!” Conversa sobre o tema da sustentabilidade, a partir do visionamento de vídeos curtos | 21.Abr
 
"Biodiversidade Deslumbrante” Conversa informal a partir da observação de diferentes espécies de plantas e animais, precedida de orientação sobre a importância da Biodiversidade | 26.Mai
 
"Somos o que Comemos”, conversa-debate a partir de alimentos seleccionados e perguntas sobre hábitos alimentares | 23.Jun
 
Esta iniciativa foi de participação gratuita e inscrição obrigatória.

Saiba aqui:
- Como surgiu?
- Quais os objetivos?
- A quem se destinou?
- Qual o programa?
- Como me inscrever?
- Como contactar?

 
 
Como surgiu?

O "Dias da Terra" surgiu no âmbito do EARTHfest'2018 e no intuito de juntar (pontual e presencialmente)as pessoas e entidades organizadoras, parceiras e participantes do festival em momentos formativos (informais/ vivenciais), que trouxessem aprendizagens enriquecedoras, nomeadamente de aprofundamento do conhecimento sobre os temas da sustentabilidade - e de convívio e 'networking' para a construção vivencial (mais descontraída, participada e prazerosa) do programa do festival.
Surgiu também na sequência de atividades pontuais, desenvolvidas por Álvaro Fonseca (ex-docente universitário na área da microbiologia), em escolas, espaços associativos e outros espaços públicos, que tiveram como objetivo promover a reflexão e o pensamento crítico em torno de temas relacionados com educação, ciência e sustentabilidade. Uma dessas atividades, que teve como tema a biodiversidade, decorreu no EARTHfest' 2017.
 
Quais os objetivos?
Pretendeu-se promover a reflexão sobre temas da contemporaneidade com relevância social, no sentido do desenvolvimento da consciência e da capacidade de intervenção dos cidadãos na gestão de assuntos relacionados com o seu bem-estar e o bem-comum, nomeadamente ao nível dos territórios onde habitam ou intervêm.
Os conteúdos das diferentes sessões complementaram-se, formarando um conjunto coerente que atravessou diferentes dimensões dos temas abrangentes do bem-estar (individual e coletivo) e da sustentabilidade (não só ambiental, mas também social e económica).
Simultaneamente, pretendeu-se introduzir as mesmas temáticas junto dos mais novos, estimulando a imaginação e a criatividade na forma de expressarem e comunicarem (entre si e aos adultos) as suas ideias e sentimentos sobre estes temas.
 
A quem se destinou?
As conversas destinaram-se: aos profissionais das diferentes áreas – científicas, artísticas e educativas/ pedagógicas; aos estudantes; aos investigadores; aos que cooperam, voluntária e solidariamente; aos que coeducam as nossas crianças e os nossos jovens (pais, tios, avós,…); aos jovens, que detêm o futuro; enfim, a todos os interessados e preocupados com os diferentes tópicos a abordar e com vontade de envolvimento ou intervenção nessas mesmas áreas temáticas.
As oficinas destinaram-se aos familiares mais jovens dos participantes nas conversas (filhos/ sobrinhos, netos, irmãos) . Pretendeu-se criar um ambiente informal e prazeroso que convocasse a participação de todos os presentes. Os temas abordados apresentaram claras afinidades com programas desenvolvidos pela CML no âmbito da cidadania para a sustentabilidade e ‘cidade verde’.
 
Qual o programa?
Programa genérico das sessões:

Horário
Atividade
10h00 às 10h30
Recepção dos participantes
10h30 às 12h30
Conversa participativa
Oficina criativa
12h30 às 13h00
Momento coletivo
13h30 às 15h00
Almoço
15h30 às 17h00
Networking EARTHfest’2018
Yoga com a FPY

OS DIAS DA TERRA iniciaram às 10h com a receção aos participantes, dividindo-se o público entre a conversa participativa (para jovens e adultos, no espaço da Exposição Permanente do CIM) e a oficina criativa (para crianças, na sala de ateliers do CIM).

Estas atividades decorreram simultaneamente, entre as 10h30 e as 12h30, altura em que todo o grupo se reuniu num momento coletivo - muito possivelmente a mostra do trabalho realizado pelas crianças na oficina e, eventualmente, alguma interação com os jovens e adultos participantes das conversas.

Seguiu-se um almoço de convívio, servido na cafetaria do CIM, opcional, vegetariano e com um custo associado.

Após o almoço, entre as 15h30 e as 17h00, foi promovida uma sessão de 'networking' entre as entidades organizadoras e parceiras do EARTHfest. Todos foram convidados a participar e contribuir para a construção da 6ª edição do festival, nomeadamente na escolha do tema, desenho geral do programa, propostas de atividades e parcerias (sessões de janeiro a março). A sessão de abril foi integrada na programação do festival, que decorreu no CIM, de 20 a 22 de abril de 2018.

Em simultâneo, foi promovida uma atividade de 'bem-estar', dinamizada pela Federação Portuguesa de Yoga, intitulado "Yoga, Vida e Natureza", consistindo numa aula de yoga com duas turmas (simultâneas) de crianças e adultos. 


Programa específico de cada sessão: 
Cada sessão promoveu uma conversa participativa com um 'mote' e dinâmica específica, tendo sido, em correspondência, promovida uma oficina criativa.

As conversas dirigidam-se a adultos e jovens e as oficinas a crianças. Todavia, foi mantida em aberto a opção de adultos frequentarem as oficinas, por razões de trabalho e/ou interesse específico no tema e dinâmica (mais ativa) da atividade.

As propostas específicas das seis sessões do ciclo foram as seguintes:

Sessão
Conversa participativa
Oficina criativa
S1

27/01
Conhecer o Mundo, Sentir o Mundo’, conversa informal a partir da leitura de textos curtos (Mia Couto e Manuel Zimbro).
Sementes que voam (ou não)’, atelier de observação de sementes e construção de móbiles com sementes.
S2

24/02
Ciência e Sociedade’, conversa-debate a partir do visionamento de excertos do filme ‘Mindwalk’/ ’Tempo de Mutação’.
Abrimos o Mundo?’, co-criação de representação teatral a partir desta pergunta.
S3

24/03
A Biologia não é um Bicho-de-Sete-Cabeças’, conversas abertas e simultâneas (formato ‘world café’) a partir do visionamento de vídeos e leitura de textos curtos.
Sou um Bicho-de-Sete-Cabeças’, oficina de construção de ‘bichos-de-sete cabeças’ a partir de diferentes materiais. 
S4

21/04
Está tudo ligado!’ Conversa sobre o tema da sustentabilidade, a partir do visionamento de vídeos curtos.
Está tudo ligado!’, co-criação de uma performance-dança, a partir desta ideia de 'ligação'.
S5

26/05
Biodiversidade Deslumbrante’ Conversa informal a partir da observação de diferentes espécies de plantas e animais, precedida de orientação sobre a importância da Biodiversidade.
É Para Te Ver Melhor!...’, oficina de observação de plantas e animais e desenho à vista.
S6

23/06
Somos o que Comemos’, conversa-debate a partir de alimentos seleccionados e perguntas sobre hábitos alimentares.
Comemoremos’, preparação coletiva de alimentos para o almoço partilhado.


Como me inscrever?
Esta atividade foi gratuita mas de inscrição obrigatória. A inscrição foi centralizada através do formulário google disponível aqui.
O formulário solicitou (e incluiu) informação sobre:
Contactos do participante :: Atividade(s) em que se inscreve ( do Ciclo e complementares) :: Certificado de Participação :: Contribuição Voluntária & Solidária :: Espaço para Observações/ Comentários.

Nota: pretendeu-se estimular a participação no conjunto das seis sessões, de modo a cumprir o desígnio do ciclo e assim contribuir para o caráter formativo (informal e vivencial) da iniciativa.

Contactos

Para mais informação sobre esta iniciativa, utilize os nossos contactos ou envie um e-mail para fareduca.diasdaterra@gmail.com.