quarta-feira, 23 de maio de 2018

(Os Dias da Terra #5) 26.Mai no CIM - Biodiversidade Deslumbrante

 
OS DIAS DA TERRA iniciaram no sábado 27 de janeiro, no CIM (Centro de Interpretação de Monsanto), bem no coração do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.
 
Partindo de uma ideia de Álvaro Fonseca, a que se junta a FAREDUCA e a CML (e vários parceiros), propomo-nos respirar o verde, comungando deste ciclo formativo e vivencial (certificado pelas entidades organizadoras) dedicado ao bem-estar e à sustentabilidade - e dirigido aos colaboradores e públicos das entidades envolvidas, profissionais das diferentes áreas e público geral/ famílias, com propostas para todas as faixas etárias. 

Nesta 5ª sessão, integrando a programação especial celebrativa do Dia Internacional da Biodiversidade, teremos uma manhã de conversa para jovens e adultos e (simultânea) oficina para crianças, almoço de convívio (partilhado com os contributos de todos) e tarde de fruição em bem-estar, com a inauguração da exposição de fotografia "Biodiversidade em Monsanto", de Mário Gomes; um passeio temático dedicado ao "Património Natural" de Monsanto e a habitual aula 'Yoga, Vida e Natureza' para crianças e adultos, com a FPY).
 
Uma proposta ainda mais irrecusável para um dia em cheio (e em comunidade), gratuita mas de inscrição obrigatória.
 
  

Dia #5
Biodiversidade Deslumbrante

PROGRAMA:

10h - Receção dos participantes

10h30 - Conversa participativa “Biodiversidade Deslumbrante” para jovens e adultos
Com Álvaro Fonseca e Nuno Luz

10h30 - Oficina Criativa "É para Te Ver Melhor" para crianças dos 6 aos 12 anos
Passeio de observação de plantas e animais e desenho à vista.
Com Patrícia Herdeiro e José Luís António


12h30 - Momento coletivo
Apresentação dos desenhos feitos pelas crianças na oficina criativa.
 
13h30 - Almoço Partilhado
Com os contributos de todos. Opcional mas solicita-se a confirmação para preparação do espaço. 
 
Atividades da tarde:
 
14h30 - Inauguração da Exposição "Biodiversidade em Monsanto", de Mário Gomes.
 
15h00 - Passeio Temático "Património Natural" em Monsanto
 
15h30 - Aula de Yoga com a Federação Portuguesa de Yoga
Aula para adultos e aula para crianças.
 
 
Balanço e pedido de comentários:

O 5º Dia da Terra decorreu na manhã de 26 de Maio de 2018, no Espaço Biodiversidade (EB) do Parque Florestal de Monsanto, junto ao CIM, no formato de conversa peripatética em que o tema da biodiversidade foi abordado ao longo de um percurso pelos caminhos do EB, que nos envolveu no seu manto de verdes de todos os matizes.
 
Participaram 9 adultos e 3 crianças/ jovens, para além dos facilitadores (Nuno Luz e Álvaro Fonseca).
 

 
A conversa foi alimentada com contribuições dos facilitadores, que falaram sobre a génese daquele espaço a partir da reflorestação da serra de Monsanto, no final dos anos 1930 e o progressivo processo de renaturalização, com o estabelecimento de espécies vegetais autóctones e o regresso de diversos animais.
 
À medida que observávamos as diferentes plantas dos extractos herbáceo, arbustivo e arbóreo, constatámos a importância do treino do olhar e da atenção para o reconhecimento e apreciação da biodiversidade e a importância do tempo e do ‘estar presente’ para observar/ escutar a variedade deslumbrante dos seres vivos.
 

 
A alusão aos exemplos dos líquenes (seres híbridos fungo & alga) e da associação das bactérias fixadoras de azoto com as plantas leguminosas, ajudou-nos na percepção da complexidade e na compreensão das interacções e interdependências como processo de sensibilização e de encantamento.
 
Foi-se tornando claro o ciclo virtuoso observar-conhecer-amar-cuidar que promove uma visão biocêntrica do mundo, caracterizada pela interdependência, a cooperação e a sustentabilidade, como contraponto à visão antropocêntrica dominante, caracterizada pela separação, dominação, hierarquização e mercadorização.
 

 
Surgiu, assim, mais uma vez, a constatação da relevância do conhecimento sensorial e racional na construção de uma (auto)consciência e visão de mundo que, por sua vez, poderá alimentar as atitudes de responsabilidade e cuidado indispensáveis para trilhar os caminhos da sustentabilidade.
 
O passeio culminou com a invocação das palavras sábias da naturalista norte-americana Rachel Carson, do seu livro ‘Maravilhar-se’ (‘The Sense of Wonder’), lidas na torre de observação do EB:
 
Para que uma criança mantenha vivo o seu sentido inato do que é maravilhoso (…) ela necessita da companhia de pelo menos um adulto com quem possa partilhá-lo, redescobrindo com ele a alegria, o entusiasmo e o mistério do mundo em que vivemos.


Balanço pela organização:

Nesta 5ª sessão d'Os Dias da Terra, adultos, jovens e crianças participaram conjuntamente do passeio-conversa proposto - naturalmente que os adultos detendo-se mais na conversa, enquanto os jovens e as crianças aproveitavam para explorar, interagir e brincar.
 
Um momento particularmente bonito (que as câmaras não captaram), foi o deleite das crianças em deitarem-se no tapete fofo de musgo do caminho do Espaço Biodiversidade e ali ficarem a olhar as copas das árvores, o céu... Aconteceu repetidamente e contagiou alguns dos adultos a fazer o mesmo. De facto, parece que as crianças sabem bem aproveitar o melhor que o momento tem para oferecer.
 
Quanto a nós, o balanço desta 5ª sessão foi muito positivo, no que de mais prazeroso trouxe a atividade proposta, misturando um passeio num lugar belo e mágico com uma conversa a trechos, bastante participada. No final, sentia-se o contágio de uma energia mais viva e vibrante em cada um de nós - e simultaneamente mais calma, de um cansaço revigorante e apaziguador.
 
Nesta sessão não houve donativos.
 
 
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CICLO:
Saiba mais sobre este ciclo, como e porque surgiu, quais os objetivos, balanços das sessões anteriores e datas e temas das próximas sessões, aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário